VW Caminhões desenvolve 8×2 para coleta de lixo equipados com suspensão KLL

X_noticia_27399

A MAN Latin America desenvolveu uma versão anabolizada da linha vocacional de caminhões Volkswagen paracoleta de lixo, com quatro eixos e tração 8×2. O novo VW Constellation 17.260 8×2 Compactor foi desenvolvido para as empresas de coleta do Grupo Solví em parceria com a KLL, que fornece a suspensão pneumática, e a Usimeca, que produz a caixa compactadora capaz de acomodar 19 m3 de resíduos.
Chamado de “supercaminhão de lixo”, a versão do Constellation também é conhecida como Super Brutus Centopeia LB. O maior número de eixos e rodas e a caixa compactadora de alta capacidade garante aumento da carga útil e da produtividade da operação.

Segundo a MAN, além de melhorar a dirigibilidade do veículo e seu conforto, o sistema pneumático da suspensão tem tecnologia de nivelamento eletrônico, que permite controlar via computador de bordo a distribuição de carga e seu peso nos eixos, além de fazer a pesagem on-line da coleta. Com isso, é possível ampliar a durabilidade do sistema de suspensão e pneus, realizar controles precisos de sobrecarga ou subcarga, tornando a frota mais produtiva.

A versão vem com banco para três passageiros, agora com encosto de cabeça, transmissão automática, eixo dianteiro com pontas e suspensão reforçadas, eixo traseiro reforçado com relação simples e escapamento vertical.

A VW Caminhões e Ônibus atende o Grupo Solví há 23 anos e já desenvolveu diversas soluções sob medida para o cliente, que resultaram em novas linhas produtos. A partir da necessidade de componentes específicos para a família Compactor, a MAN Latin America desenvolveu o pacote Robust, que hoje atende não só às demandas do segmento de coleta de lixo, mas também para outros veículos normais de produção.

O pacote Robust está disponível para a linha VW Constellation e confere maior robustez com custo menor do que veículos fora-de-estrada genuínos. Os modelos Constellation Robust têm para-choque curto e metálico para ampliar o ângulo de entrada, para encarar os mais difíceis terrenos.

Tags: VW CaminhõesMAN Latin Americacoleta de lixoSolvíKLLUsimeca.

Fonte: Site da Automotive Business