VW Elétricos e-Delivery com Suspensões Pneumáticas KLL SAF-HOLLAND

“A KLL SAF-HOLLAND parabeniza a MAN pela ousada inovação na Industria Automotiva Brasileira e sente-se honrada em participar deste desenvolvimento com as suspensões e 3º Eixos pneumáticos nos veículos 4×2 e 6×2.”

VW

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou hoje o início da produção do caminhão elétrico e-Delivery em série. O veículo é o primeiro 100% concebido, desenvolvido, testado e aprovado em território brasileiro.

Esse é o primeiro veículo elétrico brasileiro a ser produzido em grande escala. O primeiro caminhão produzido, um e-Delivery de 11 toneladas, em versão 4×2, vai para a frota da própria montadora.

“Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente. Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com um alto nível de sinergia, ao mesmo tempo que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige. Todo esse avanço é acompanhando por um amplo trabalho de preparação da cadeia com os envolvidos para viabilizar a mobilidade elétrica no país”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Para o desenvolvimento e produção do modelo, a Volkswagen investiu cerca de R$ 150 milhões. Foi construída uma nova área dedicada exclusivamente à eletrificação, chamada de e-Shop.

O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos, para dar apoio à toda essa inovação. Todos os colaboradores da empresa receberam uma capacitação específica para atuarem nesse novo cenário.

e-Shop

O e-Shop é o espaço onde os novos caminhões elétricos recebem as baterias e são energizados pela primeira vez, com rígidos protocolos de segurança.

A produção dos caminhões acompanha a linha normal de montagem dos veículos a diesel, sendo a única diferença a instalação das baterias no e-Shop.

A produção junto com os modelos diesel garante a máxima eficiência da unidade fabril e se beneficiando do alto padrão de qualidade já estabelecido no processo da VWCO e que é reconhecido no mercado.

Cada etapa foi repensada para a maior produtividade: na pré-montagem do motor, por exemplo, agora são consolidados os sistemas auxiliares. O componente de tração segue direto para a borda de linha, por sua arquitetura mais enxuta.

Pela primeira vez também, a suspensão pneumática é instalada dentro da própria fábrica. No fim de todas as montagens, a VW Caminhões e Ônibus submete o veículo a novas aprovações específicas para caminhões com alta voltagem, além dos mesmos testes de qualidade que todos os outros produtos já passam antes de serem liberados para o cliente com a garantia do padrão Volkswagen.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro